Supervulcão de Yellowstone - Uma bomba relógio natural


      A erupção do vulcão Yellowstone não é um fato ou uma profecia relacionada a 2012 ou ao Apocalipse. É uma realidade que, mais cedo ou mais tarde, o mundo irá enfrentar.

 

O QUE É UM SUPERVULCÃO   
 
          Supervulcão ainda não possui uma definição consensual. O termo foi popularizado por um documentário transmitido pela BBC em 2000, mas alguns cientistas o empregam para designar erupções excepcionalmente violentas e volumosas. O U.S. Geological Survey (USGS) usa o termo para se referir a qualquer erupção em que sejam lançados mais de 1 milhão de metros cúbicos de pedra-pomes e cinza no decorrer de um único evento - ou seja, 50 vezes a do vulcão Krakatoa em 1883, na qual morreram mais de 36 mil pessoas. Uma explosão vulcânica mata plantas e animais em um raio de quilômetros; já os supervulcões, quando entram em atividade, são capazes de provocar a extinção de espécies, pois modificam o clima em todo o planeta.

YELLOWSTONE

          Localizado no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos e com uma caldeira de mais de 60km de diâmetro, o Supervulcão de Yellowstone é um dos maiores do planeta. Todos os anos, seu solo se eleva devido ao magma e pressão interna da caldeira, esse inchaço varia de 5 a 7 cm.
          O problema é que no último ano, seu solo se elevou muito, tanto que uma grande área do parque inchou mais de 25cm de altura a uma velocidade surpreendente, e em diversos pontos do local surgiram imensas e profundas rachaduras, inclusive na caldeira, com perda de magma por quilômetros terra a dentro. Cientistas afirmam que este é um caso extraordinário de pressão vulcânica jamais visto, mas não sabem se estamos lidando com uma pré-erupção.
          Uma explosão desse vulcão, seria equivalente a milhões de bombas nucleares, informam especialistas.
                   Parque Nacional de Yellowstone




CONSEQUENCIAS DA ERUPÇÃO
 
          Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, ela duraria cinco dias. Cerca de três meses após esta erupção uma nuvem de poeira e cinzas vulcânica cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30ºC. Ao mesmo tempo, o Hemisfério Sul teria uma estação de seca que duraria  por tempo indeterminado e as temperaturas chegariam a 50°C.
          Imediatamente após a erupção, um gás mortal e venenoso, chamado piroplastic que atingiria a temperatura de cerca de 900°C, se espalharia incinerando tudo em um raio de 1900km, devastando as regiões do Kansas, Nebraska, Livingstone e seu arredores. Partículas do gás poderiam se espalhar ainda mais longe, matando várias pessoas por envenenamento ou asfixia.
          O tremor de terra resultante da erupção atingiria grau 8.9 na Escala Richter, provocando uma onda subterrânea que iria se espalhar até o oceano, causando um enorme tsunami com ondas de 55 metros que iria devastar as áreas costeiras da Europa, América Central, América do Sul,e Ásia.



          Realmente, esta é uma tragédia anunciada há séculos, sem previsão para acontecimento e sem chances de ser evitada.



Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

1 COMENTE:

  1. realmente e uma catastrofe mundial. queria saber se e verdade que esse vulcao entra em atividade a cada 200.000 anos e se ja esta terminando esse periodo em relacao ao ultimo.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial